Na aula de Geografia a Prof.ª Elisangela Alves abordou com o 5º ano A e B “Qual a diferença entre o homem e o animal?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante a dinâmica os alunos fizeram uma roda de conversa com reflexões sobre o tema. Eles aprenderam que o homem é um ser racional e que age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e o seu comportamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. Através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os animais são considerados seres irracionais. Por mais que possamos pensar que são seres livres, realizam seus atos impelidos pelas suas sensações, apetites e instinto natural, para um fim que ele mesmo ignora e cujas consequências não consegue nunca prever.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduzem à sensibilidade. Eles agem de acordo o instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem. Eles não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após a conversa e explicações, os alunos desenvolveram uma produção de texto e colagem das imagens. Para abrilhantar o trabalho, os colegas apresentaram ao grupo suas produções.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi um momento de muita interação, curiosidade e pesquisa, trazendo aos alunos uma aprendizagem significativa.