A adaptação na educação infantil proporciona a oportunidade dos alunos desenvolverem habilidades sociais, como interação e resolução de conflitos.
Ao se exporem a um ambiente educacional estruturado como aqui no Colégio Vida Nova, as crianças aprendem a compartilhar, respeitar o espaço dos outros e a colaborar em atividades em grupo. Essas habilidades são fundamentais para a construção de relacionamentos saudáveis e para o sucesso acadêmico futuro.
Além disso, a adaptação na educação infantil contribui para o desenvolvimento emocional, permitindo-lhes lidar com sentimentos de ansiedade, medo e separação. Nossos educadores desempenham um papel fundamental nesse processo, oferecendo apoio emocional, segurança e conforto durante a fase de adaptação.
Algumas dicas importantes para os responsáveis:
✅ Preparar-se psicologicamente para a separação, pois o sentimento dos pais pode influenciar muito o comportamento dos filhos.
✅ Conversar com a criança sobre o novo momento da sua vida, utilizando argumentos como: você ficará um tempo na escola para brincar e se divertir e terá a oportunidade de construir novas amizades; e dizer que vai adorar saber como ela passou o dia.
✅ Despedir-se com naturalidade e, se a criança chorar, explicar que voltará para buscá-la, transmitindo tranquilidade e segurança.
✅Evitar fazer comentários sobre a adaptação ou perguntar sobre o dia na escola na presença da criança.
✅Manter a regularidade e pontualidade, comunicando a escola a necessidade de fazer ajustes, quando necessário.
✅Evitar mudanças na rotina como retirada de chupeta, mamadeira, fralda e outros, no período da adaptação.
✅ Entender que o choro é uma manifestação natural durante a adaptação e saber que possíveis alterações no humor, no sono e na alimentação podem ocorrer neste período – e até ajudam a acalmar o coração. Lembre-se ainda de que, em caso de dúvida e insegurança, você pode recorrer à coordenação da escola, que estará sempre à disposição para acolhê-lo e orientá-lo neste momento tão especial.